top of page

Vídeo do TikTok desperta curiosidades dos estudantes e experimento é realizado em sala de aula.

Um vídeo do aplicativo TikTok despertou a curiosidade dos estudantes da turma do 5º ano da EMEF Érico Veríssimo. O vídeo mostra uma experiência onde o papel não deixa a régua cair quando é jogado uma garrafa de água em cima. Essa curiosidade fez com que a professora Juliana Canton convidasse a Coordenadora Laís da Rede Calábria para falar sobre esses elementos da física e explicar o porquê isso acontece.


Os alunos receberam a visita da coordenadora Laís e sanaram as dúvidas do experimento visualizado. Ela iniciou explicando o que é física e deu exemplos práticos com experiências.


O objetivo da aula foi compreender porque colocando um papel em cima da régua, faz com que a régua não caia quando é jogado um peso sobre ela. A mesma experiência foi realizada dobrando o papel, e assim a régua cai no chão.


A partir disso, a turma fez as experiências e Laís explicou que o fenômeno acontece, pois, quanto maior a área, menor a pressão que ocorre naquela região.


Além da experiência da régua, eles pegaram um lápis ou caneta e seguraram com apenas dois dedos. A conclusão é que o lado da ponta doí mais no dedo, pois a pressão é maior na ponta da caneta por ter uma área menor. E isso influencia muito no fenômeno que os alunos viram no TikTok.


Para instigar os alunos, no final da aula foi realizada uma experiência com um copo de água e uma folha de papel. O copo foi virado de cabeça pra baixo. Surpreendentemente a água não vazou no papel e a folha continuou presa.


O questionamento que ficou para a turma foi: Como isso acontece?


Na próxima aula, os estudantes realizaram mais experiências e compreenderam sobre esses questionamento e também sobre pressão atmosférica, outro fenômeno que influencia na experiência do vídeo que despertou a curiosidade da turma.




























6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page