top of page
  • Foto do escritorKETRIN BALDO BASSANI

Projeto “TEMPO DE APRENDER” reforça a aprendizagem na alfabetização dos alunos.

Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente do governo federal, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, o programa realiza ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais; aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada; e valorizar os professores e gestores da alfabetização.


O programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas em quatro eixos:


Eixo 2: Apoio Pedagógico e gerencial para a alfabetização;

Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização;

Eixo 4: Valorização dos profissionais da alfabetização.


Na Escola Centro Municipal de Educação Encantado o programa atende alunos dos 1º e 2º anos. As atividades são desenvolvidas pela professora titular e a professora do projeto senta ao lado para ajudar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.


Conforme a coordenadora pedagógica Nilviane Rosolen Deconto:


“É um projeto do governo, nós recebemos recurso. Uma parte desse recurso é pro assistente que esse ano é a profe Carol, e a outra parte é pro material para usar com os alunos. As meninas ajudam a profe na sala de aula, pra desenvolver as questões de alfabetização. Então a Carol tem 5 horas com cada turma para dar esse apoio a professora alfabetizadora. Recebemos esse recurso para quatro turmas: dois primeiros anos e dois segundos anos. Ela olha caderno, ela senta do ladinho...”


A professora titular do 1º ano Aliane Gianezini está bem feliz com o progresso dos alunos, “Eles melhoraram a letra, os números e também estão mais assíduos na realização dos temas”.


A professora do projeto Caroline Luzzi Borsatto relata que é gratificante: “Eu vi que eles tiveram uma grande evolução por ter alguém do lado auxiliando”.






0 visualização0 comentário
bottom of page